21 de julho de 2012

A "Casa do Cidadão"

A "Casa do Cidadão" de Vitória hoje
Ela é chamada pomposamente de "Casa do Cidadão". Fica no Centro de Vitoria a está caindo aos pedaços. Construída em 1906, durante muitos anos abrigou a Assembleia Legislativa do Estado com o nome de Palácio Domingos Martins. Quando a Assembleia se mudou para o bairro da Enseada do Suá, o projeto era que o antigo palácio, passando a ser "Casa do Cidadão Eurico Rezende" se transformasse em Biblioteca Pública Municipal da Capital capixaba.
Anos depois ela pode estar em vias de desabar. Basta o leitor clicar na foto ao lado (original size), que está em alta definição, para ver todos os detalhes desse abandono. Dessa falta de cuidado - para dizer o mínimo - para com o patrimônio público de valor histórico. 
Também no Centro fica a sede antiga da Rádio Espírito Santo. Depois que a emissora mudou-se de lá, foi instalada a Secretaria Municipal de Cultura no local. Após isso veio um incêndio e incendiado até hoje o prédio está, ameaçando desabar. Da mesma forma como esses dois, vários edifícios, municipais ou estaduais, de valor histórico, encontram-se abandonados. Isso, afora os que já foram destruídos, quer seja pela ação do tempo, quer seja pela ação do homem.
A Prefeitura Municipal de Vitória justifica o abandono do Palácio Domingo Martins alegando que ele era do Governo do Estado e só foi passado ao município esse ano para que lá se fizesse a Biblioteca Pública Municipal. Mas nem ao menos um esboço de projeto dessa nova destinação é conhecido. E o mandato do prefeito, no cargo faz oito anjos, se encerra no final de 2012.
É irônico, mas a "Casa do Cidadão", como está, mostra claramente de que forma são tratados os cidadãos no Brasil. Dessa forma mesmo, com total descaso. E não apenas no Espírito Santo. Nós somos carentes de história, não damos valor à nossa e um povo sem patrimônio histórico, sem herança cultural, não se identifica com o tal.