22 de agosto de 2013

Os verdadeiros vândalos

Durante duas semanas seguidas a Revista Época vem dissecando um escândalo: o desvio de dinheiro da área internacional da Petrobras para abastecer contas bancárias de deputados do PMDB, pois a Diretoria Internacional pertence, se é que a gente pode usar esse termo, a esse partido. O denunciante nega ter falado, mas suas declarações estão gravadas e este velho jornalista deste blog jamais viu, em toda a sua vida, um meio de comunicação criar mentiras deste porte com tanto maquiavelismo. A denúncia é verdadeira e até os mármores do Congresso Nacional sabem que aquele lugar abriga mais gente corrupta, capaz de qualquer coisa, do que gente honesta. Infelizmente. Desgraçadamente.
Roubar sempre se roubou no Brasil. As relações entre o Poder Legislativo e as grandes empresas, dos setores publico e privado, jamais deixaram de ser promíscuas. Mas, ao que parece, com quase toda a certeza, isso ganhou mais força, mais expressão, com a chegada do PT ao poder em 2003. O processo do Mensalão está aí mesmo para não me deixar mentir. Há provas aos borbotões.
Os escândalos com dinheiro público cheiram pior, melhor dizendo, fedem mais do que os privilégios injustificáveis que envolvem Legislativo, Executivo e Judiciário. Nenhum dos três poderes está a salvo de acusações facilmente comprováveis. O velho argumento de que "é legal", não justifica. Pode estar na lei, mas as leis são feitas, no Brasil, por quem não tem ética. Basta ver que recentemente um parlamentar federal declarou cinicamente que esse negócio de ética é muito relativo.
Por isso as pessoas continuam morrendo como moscas nos nossos hospitais públicos que mais parecem centros de tortura. E para onde não vão vereadores, deputados, senadores, juízes, ministros e outros graúdos do Pais. Diz-se que falta verba para a saúde pública. Mas é o dinheiro público que mantém José Sarney, um milionário, em tratamento médico no Hospital Sírio Libanês.
Por isso o povo vai às ruas. Por isso protesta, usa faixas, cartazes, pede um novo Brasil. Um país mais honrado. Todos concordamos que a violência gratuita, as depredações, são atos de vandalismo que em nada ajudam. Mas os verdadeiros vândalos estão nos cargos vitais desse país, e não nas ruas com as caras escondidas por panos pretos, enfrentando uma Polícia que às vezes se excede.