Talvez a única exceção entre o retrovisor de Bolsonaro e o dos demais é que ele não consegue ver essa cena tão real |
- Militares e civis desse meu Brasil (slogan ideal), hoje sou o presidente de todos os brasileiros. Quero ouvir e ouvirei o Congresso sem exceção a um único congressista, para tentarmos um governo de coalizão. O passado ficou, já não conta e agora olharemos para a frente.
Nada disso; o capitão que teve que dar baixa do Exército para não ser expulso recusa-se a deixar de olhar pelo retrovisor. Só que no seu caso o espelho o engana. Tenta a todo instante desqualificar os adversários, tornando-os inimigos seus. Quer reescrever a história dando a ela uma conotação enganosa. Já convenceu a milhares de que a ditadura militar nunca existiu e teria sido aquela época, como um dia disse o general Geisel, "uma democracia dentro de sua relatividade".
Seus ministros têm vários pontos em comum mas o maior deles é não saber se expressar em língua portuguesa, além de verem Jesus longe dos altares. Poucos são realmente levados a sério. Por incrível que pareça esse é até mesmo o caso da ministra da Agricultura, nossa Menina Veneno!
Nos carros dos apoiadores até o retrovisor é um "patriota" |
Nesses tempos de confronto entre opostos, tudo o que o Brasil precisava era de um conciliador. Alguém capaz de chamar para conversar e, ao não conseguir, ter o direito de dizer a plenos pulmões: "Eu tentei!". Tudo o que o Brasil não precisava era de alguém que discursa fazendo gestos de armas de fogo, dá pitaco em política externa de outros países, enaltece ditadores sanguinários daqui e dali, conta piadas sem graça e inconvenientes e só fala que o Brasil está onde está por causa de todos os que o antecederam. Todos não, minto. Os militares eram gente muito fina. Todos eles.
Nunca olha para a frete. Por isso não governa de verdade.
Bolsonaro age como se navegasse em águas calmas. Tão calmas que ele pode enfrentar e agredir a todos. Transmite essa certeza a seus assessores diretos e muitos não só acreditam nisso mas o imitam. Como foi militar, deveria saber que o Brasil que ele transtorna a cada dia em um reino das fake news - é mestre em falar e desmentir depois -, já é um risco dar um simples passo à frente.
Talvez a neblina de seus olhos o impeça de ver o abismo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário