Hoje pela manhã saí para caminhar e, no meio do caminho, cruzei com um conhecido no exato momento em que um carro passava por nós com uma bandeira brasileira presa à janela do carona. O conhecido disse: "vamos vaiar o bolsonarista?" E eu falei que não. Que aquela bandeira era minha, bem como todos os demais símbolos nacionais. E fomos cada um para seu lado.
Mas agora me ocorre perguntar: será que estamos nos lembrando disso quando fazemos manifestações de contestação ao governo federal e a tudo o que ele representa? Será que não estamos nos esquecendo de que aquela bandeira é nossa e a estamos abandonando por omissão em manifestações que realizamos para questionar as barbaridades políticas atuais? Estamos sim. E isso é péssimo.
Nada impede os brasileiros de oposição de usarem símbolos de partidos políticos, de ideologias ou quaisquer outras formas de identificação dos gritos de protesto. Aliás, devemos fazer isso. Mas contanto também desfilemos com a bandeira do Brasil e com os demais símbolos nacionais que são nossos porque os ideais que defendemos, os valores que representamos são brasileiros e republicanos.
Nós somos os patriotas, não eles.
A foto que ilustra esse texto mostra isso. É Bolsonaro e sua claque quem vai às ruas para pedir golpe de Estado "com Bolsonaro no poder". É o chefe do Executivo quem ataca todos os dias os poderes Judiciário e Legislativo, quem afronta as instituições nacionais, inclusive de Estado. Não somos nós. Durante os 21 anos de arbítrio da ditadura militar que estuprou a Constituição brasileira fomos nós quem lutou pela volta da democracia. Acabamos conseguindo expulsar os golpistas da imensa maioria dos cargos públicos e das ruas brasileiras. Vamos continuar saindo às ruas, mas sem esquecer dos símbolos nacionais. Da nossa bandeira e das camisas verde amarelas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário