"A sociedade foi Rubens Paiva, não os facínoras que o mataram!"
O brado de Ulisses Guimarães, no dia da promulgação da Constituição Cidadã de 1988 ainda ecoa pelo Congresso Nacional. Mesmo nesse Congresso de hoje, formado por uma imensa maioria de pessoas medíocres e comprometidas com o retrocesso político e institucional e que se apequena a cada dia mais quando tenta limitar poderes do Supremo Tribunal Federal (STF). No Estado Democrático e de Direito respeita-se as leis, não se tenta tirar atribuições do Judiciário. Para isso existe o caminho legal do Poder Legislativo, que não pode ser confundido com vinditas ou inconstitucionalidades.
O que a Comissão de Constituição e Justiça fez ontem ao avançar com a tentativa de castrar o Supremo Tribunal Federal foi uma indignidade e que não vai progredir porque, sendo inconstitucional, pode pura e simplesmente acabar ignorada ou derrubada pelo Poder Judiciário. A foto que abre esse artigo é da CCJ reunida ontem. A mesa está formada basicamente por "bolsonaristas raiz", seja lá o que isso queira dizer no terreno da extrema direita política brasileira. Nenhuma dessas pessoas esteve presente à luta pelo restabelecimento da democracia no Brasil depois de 21 anos de ditadura militar. Ou porque ainda não havia nascido, ou porque vestia cueiros ou porque fazia coro com a ilegalidade.
Recordo-me como se fosse hoje da luta pela volta da democracia ao Brasil, das reuniões secretas que fazíamos os membros do então Partidão em endereços que sempre mudavam para não dar pista, da filiação ao MDB, único partido político da oposição consentida e através do qual íamos aos poucos desgastando a ditadura juntamente com as demais forças politicas democráticas e que queriam o Brasil de volta à normalidade civil. Durante todo esse tempo Bolsonaro e seus sequazes viviam nas sombras do baixo clero, conspirando. Tudo o que eles sabem fazer é isso. Nunca trabalharam, nunca lutaram pelo Brasil de todos, pelo país renascido que temos desde o brado de Ulisses Guimarães no Congresso.
Meu país não é dos fascistas e nem se seus filhotes bastardos. O STF me representa.
Um comentário:
Que país é este?
Solapando nossas leis, desrespeitando nossos direitos eles, que nos representam, massacram o povo com ações mascaradas e espúrias com intenções criminosamente disfarçadas, até com a participação de bandidos ?
Postar um comentário