21 de junho de 2013

Quem são os novos "Cabo Anselmo" ?

Às vezes me pergunto e o faço com a certeza de que a pergunta tem procedência: quantos "Cabo Anselmo" às avessas haverá infiltrados nas recentes passeatas organizadas pelo povo brasileiro, mais precisamente por essa linda juventude que hoje desperta revoltada com  a situação caótica do Brasil?
Por que lutam os brasileiros? Eles se horrorizam com os custos superfaturados da Copa do Mundo e de todas as obras direta ou indiretamente ligadas a ela. Eles não suportam mais a corrupção desenfreada que nasce no Governo Federal, comerciante de cargos públicos, e desce até o nível municipal em todo o País. Eles têm nojo de ver seus compatriotas tratados como gado em abatedouro quando procuram por hospitais da rede pública. Eles choram de raiva com as escolas públicas. Eles arrancam os cabelos de desespero a cada ministério que a presidência da República cria para comprar votos de parlamentares no Congresso Nacional. Eles não suportam mais pagar impostos sobre impostos, e mais impostos e mais impostos, sabendo que grande parte dessa massa de recursos acaba nos bolsos daqueles milhares que os desviam das obras públicas. Eles não suportam mais o absurdo e a iniquidade, senhores membros do Poder Executivo. Eles não querem mais saber de seus discursos oportunistas, de seu clientelismo e do uso imoral que fazem com dinheiro público, senhores membros do Poder Legislativo. Eles dão as costas, com vergonha, à impunidade que persiste apesar de todos os pronunciamentos, senhores membros do Poder Judiciário.
Mas então, se meu País inteiro se levanta contra isso, onde cabem o vandalismo, a depredação de bens públicos, a queima de veículos nas ruas, os saques de estabelecimentos comerciais, de agências bancárias e de tudo o mais que vem sendo destruído nos últimos dias?
E onde estão os arautos da "dignidade" nacional? Para onde fugiu o ex-presidente Lula, um falastrão de primeira ordem? Por detrás de que esquina se esconde, com outros falando por ela, a presidente Dilma Roussef? Em que buraco de tatu estão metidos aqueles senhores que (des)comandam o Congresso Nacional? Se nem o ministro Guido Mantega abre mais a boca para vomitar asneiras, a coisa está feia. Para lá de feia. Aliás, os cartazes e faixas que criticam diretamente essas pessoas, o comando do Brasil, a TV não vem mostrando nos noticiários que varam tardes e noites. Por quê?
Mas nada, nada justifica o vandalismo. Ele não vem da vontade de mudar, do inconformismo dos brasileiros, da repulsa que todos nós sentimos diariamente ao ouvir rádio, ler jornais e revistas, ver TV, etc. Esse inconformismo é digno e o sentido da revolta está sendo solapado. Há infiltrados nos movimentos que nascem dos corações da juventude do Brasil e o interesse dessas pessoas é desacreditar o momento que vivemos, colocar a sociedade dividida para enfraquecer a onda que cresce.
De onde estão vindo os novos "Cabo Anselmo"? Quem sabe do mesmo subterrâneo que gerou, por exemplo, o boato sobre o fim do Bolsa Família, provocando ataques à Caixa Econômica Federal. A história registra esses episódios. São todos eles frutos da desonestidade, do apego sem limites ao poder e suas mordomias e do desapego para com o interesse público. Da vontade intestina de continuar ganhando dinheiro fácil. E a história não pode ser esquecida agora.   

Nenhum comentário: