Jair Bolsonaro irrita Renata dizendo que ela ganha menos. |
Entrevista não é inquisição!
Se uma emissora de TV, uma rádio, um jornal, revista, site de internet ou coisa que o valha, programa uma série de entrevistas a candidatos à presidência da República, notadamente numa época difícil como a nossa hoje, o que interessa realmente são os planos desses candidatos. O que eles pretendem fazer, caso eleitos, nos campos da economia, saúde, educação, segurança, geração de empregos, política externa, etc. Tudo isso é o que interessa ao cidadão. O Bolsa Família vai ser mantido? Como está ou modificado? O Prouni sofrerá cortes ou acréscimo de verbas? De que forma será feito um esforço para gerar empregos? E o déficit público vai ser contido de que maneira? Com o ataque aos privilégios inaceitáveis do serviço público? Quem ouviu as duas entrevistas - e ainda haverá mais duas, hoje e amanhã - não sabe de absolutamente nada disso.
Na entrevista de Ciro Gomes o foco foi Carlos Luppi, um político cheio de problemas. E Kátia Abreu, uma senadora "dilmete". Ontem, com Bolsonaro, focalizou-se o fato de ele teoricamente achar mulher um ser inferior, não gostar de gays, estar dando importância excessiva ao futuro Ministro da Fazenda, Paulo Guedes, adorar armas de fogo, etc e tal. Nada foi perguntado sobre o que interessa.
Ao contrário, o telespectador ficou sabendo que Renata Vasconcelos ganha menos que William Bonner, que o dinheiro público sustenta a Rede Globo, que supostamente Bonner foi traído, que a cartilha do governo pode ser mostrada em escolas mas não na TV, etc. Nada de interesse público.
Quem ganhou o "debate", já que entrevista não houve? Ganhou Ciro Gomes? Ganhou Jair Bolsonaro? Ganhará Geraldo Alckmin? Ou Marina Silva?
Não, meus amigos. Perdeu o jornalismo sério, aquele que é feito com o objetivo de obter informações e não o de desconstruir o entrevistado. Perdeu a ética jornalística. Perderam os inquisidores travestidos de entrevistadores do Jornal Nacional.
É uma lástima!
Um comentário:
Corretíssimo, meu caro Alvaro Silva. É o pelotão de fuzilaria da redigrobo. Ainda não deu pra sacar qual é o favorito dos triliardários Irmãos Marinho pra prisidença. Peço permissão pra reproduzir seu texto no Portal Don Oleari - www.donoleari.com.br ...
Postar um comentário