Um homem perguntava perplexo, diante do quadro de uma escola pública destroçada em plena cidade grande, porque se gasta tão pouco, se investe tão pouco em educação no Brasil.
Simples, meu amigo!
A ignorância perpetua o poder. É muito difícil convencer um homem culto a votar, dadas as exigências que ele faz. Mas é simples conquistar (ou seria "comprar" ?) o voto do inculto, sobretudo se ele estiver com fome. Basta matar a fome dele, ainda que incidentalmente. Mesmo só durante um certo período da vida dele. O período que interessa...
Olhe para a história do Brasil: a miséria sempre foi a perpetuação do poder neste país. O coronéis, ao contrário do que se imagina, não acabaram. Não foram extintos. Eles apenas se transferiram. Saíram do agreste, da área rural, para as grandes cidades.
A miséria acaba quando o Brasil mudar. E ele não vai mudar pela ação dos atuais detentores do poder. Ele muda quando a próxima geração chegar, ainda assim caso ela tenha meios e vontade cívica de aprender com o que está vendo. Só assim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário