9 de setembro de 2021

Farsante, sim!


...conhecerás a mentira e a mentira te aprisionará...

Jair Bolsonaro gosta de citar um salmo da Bíblia que fala de verdade: "...e conhecerás a verdade e a verdade vos libertará...". Nada está mais distante dos hábitos diários do presidente do gado do que a verdade. Sobretudo a factual, aquela com a qual as pessoas devem lidar para se comunicar, questionar, citar e debater fatos. Ele não debate nada. Fechado em suas bolhas formadas por fanáticos, incultos e golpistas, tenta torpedear a democracia do Brasil. Essa mesma democracia que o elegeu presidente.

Por isso, no mais devastador comentário sobre os ataques do chefe do Executivo às instituições brasileiras, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso (foto), disse hoje que o salmo bíblico, transportado para o universo bolsonarista é esse que abre o meu texto. E o disse da forma como está. Da mesma maneira falou que o povo brasileiro, aquele que sabe analisar a realidade com distância e separando o joio do trigo, conhece perfeitamente quem é o farsante do Brasil de hoje. Quem é o boquirroto, o falso valente, o patife que se esconde por detrás do medo para fazer ameaças.

Bolsonaro é realmente um farsante. Agora mesmo, nesse 09 de setembro, caminhoneiros estão bloqueando em parte estradas do Brasil a mando dele. Serão retirados, se preciso com o uso de força. Um marginal de apelido Zé Trovão, procurado pela Polícia, insiste em pregar a desordem e o desrespeito às leis. Pessoas mais chegadas ao presidente, como seus filhos e alguns parlamentares criminosos, se escondem nas sombras para pregar o fim da democracia. Nenhum deles vale nada. Mas todos ainda parecem acreditar que nada no mundo poderá deter e derrotar o "mito" que nasceu do apelido "parmito" pela magreza.

Esses tempos vão passar. Se até 03 de outubro do próximo ano esse presidente do gado ainda estiver no Palácio do Planalto e a nossa democracia permanecer intacta como esperamos, poderemos escrever sobre os tempos que passaram. Sobre o pesadelo vivido hoje por todos aqueles que lutaram, lutam ou lutarão por um país que viva sob a proteção de leis que foram feitas após uma ditadura militar. E por aqueles que estão sendo duramente perseguidos hoje e não por esse presidente de meia pataca que surgiu, cresceu e se tornou o que é à sombra e tendo por inspiração ditadores.

Nossa democracia vai sobreviver a essa fraude. 

       

Nenhum comentário: