27 de julho de 2025

Que drogas eles usam?


O senador pelo Espírito Santo, Marcos do Val, deu declaração ontem nos Estados Unidos desafiando o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, para brigar. Disse que queria encontrar o magistrado sem testemunhas, desarmado, no prédio do Supremo, para acertarem as contas. Coisas de duelo de séculos passados! Não foi possível saber se ele estava drogado ou não, mas algum tipo de droga eles usam. Todos temos a mais absoluta convicção de que uma pessoa lúcida jamais faria isso, sobretudo ocupando o cargo de senador da República. E sem explicar como R$ 50 milhões foram encontrados em sua conta bancária após o bloqueio de toda a movimentação financeira determinada por Moraes depois de ele sair do Brasil mesmo com um passaporte bloqueado.

Do Val é senador pelo Estado do Espírito Santo; durma-se com um barulho desses! Aqui elegemos, além dele, também Magno Malta, Gilvan da Federal e Evair de Melo, além de outros sinistros representantes nossos. Poucos deles orgulham o Legislativo.

Um membro desse Poder não pode, em hipotese alguma, se valer de seu mandato para desrespeitar ministros de nossa Suprema Corte. Atos como esse merecem prisão, mesmo tendo o parlamentar imunidade constitucional. Essa proteção legal dos legisladores, explica-se,  é instrumento que serve para que eles exerçam seus mandatos a salvo de pressões indevidas e jamais para agredir membros de uma corte de Justiça, como vem sendo feito.

Um  ministro do Supremo não é uma pessoa intocável, como ninguém o é, mas tem que ser criticado dentro de critérios de respeito e ele, à instituição que representa e sempre com base em acusaçoes que possam ser totalmente comprovadas. Um senador do baixo clero como esse, que sequer goza do respeito da maioria de seus pares, não tem arcabouço intelectual, sobretudo em conhecimento jurídico, para dizer o que é constitucional ou não.

Magno Malta, outro senador, já protagonizou episódios parecidos e estando aparentemente sob efeito de álcool em plena sessão do Senado. Evair de Melo e Gilvan da Federal, deputados federais, desrepeitaram grosseiramente colegas de legislativo ou mesmo ministros do Governo Federal, como foi feito com a ministra Marina Silva, recentemente. E essa pessoa pública tem um passado que é verdadeiro patrimônio moral e reconhecido no exterior.

Na foto acima Do Val aparece brandindo um celular, aparentemente em janela de veículo e já nos Estados Unidos para onde foi ilegalmente. Ele não é uma pessoa de origem rica, ganhou dinheiro nos EUA como "Swat da Shopee" e terá de explicar como R$ 50 milhões foram parar em suas contas bancárias. Arrisco um palpite: via emendas parlamentares PIX, a nova modalidade de desvio de dinheiro público. Isso será muito mais importante do que chamar um ministro do STF para brigar. Imunidade parlamentar colocada de lado, o desacato é chave de cadeia. E esse indivíduo merece ser preso se realmente voltar.

Nenhum comentário: