No reino animal irracional o camaleão é um tipo de lagarto que tem como habilidade principal a capacidade de mudar de cor para se camuflar e ficar quase indetectável aos inimigos no seu meio. No reino animal racional habita sobretudo o ambiente da política onde vive uma vida inteira tentando ser o maioral entre os menores através da camuflagem. O que raramente o faz o maior de todos no seu grupo. Hoje nós vamos falar do novo espécime surgido na recente eleição do Congresso: presidente da Câmara, Hugo Motta.
Paraibano de João Pessoa, representante da tal "direita nordestina", esse médico foi eleito presidente da Câmara através de um acordo que teve o beneplácito do ex-presidente Arthur Lira, alagoano, cacique político, pecuarista e anunciado como empresário para consumo externo, mas que não esclarece o que empresaria. Agora no "chão de fábrica", como disse, habilita-se a ser ministro do presidente Lula que sabotou durante muito tempo em seus dois mandatos no cargo agora do novato Motta, esse que joga em todas as 11 posições...
Em seu discurso de posse, o novo presidente citou muito Ulisses Guimarães que, vivo, se sentiria ofendido por ter seu pensamento sobre "ódio e nojo à ditadura" citado por alguém que necessitou do apoio indisfarçado do saudoso do regime militar brasileiro, Jair Bolsonaro, para chegar à cadeira de Lira. E como não se pode ao mesmo tempo rezar a deus e ao diabo, o médico paraibano precisou dizer hoje mesmo que o 08/01/23 não foi uma tentativa de golpe e que as penas impostas aos presos nas bandalheiras de Brasília são excessivas. Isso logo depois de dizer que uma anistia não seria apropriada...
Não vai dar certo!
Uma das declarações do novo presidente da Câmara foi a de que pretende acabar com a polarização no Brasil. Dessa forma, cara pálida? E hoje ele já aproveita o final de semana que em Brasília começa às quintas-feiras para falar com Lula e Bolsonaro por telefone, prometendo a um e outro atender a pleitos inimigos irreconciliáveis. Em síntese, daqui pouco, muito pouco tempo mesmo, não haverá camuflagem capaz de disfarçar seu jogo de 11 posições nesse ambiente onde acordos não são coisas que se negocie à luz do dia. Quantos conselheiros Motta terá a seu lado no percurso de dois ou quatro anos na Câmara? Qual deles será capaz de fazer com que capitule ao som do canto das sereias?
Agora mesmo ele já quer apoiar uma PEC da bancada evangélica para mudar a Constituição fazendo com as entidades religiosas não paguem mais impostos até a quinta geração terrena. E isso no Brasil que precisa economizar! Bolsonaro, outra vez desperto de sua longa espera pela condenação falou para dizer que não pede anistia para ele. Para terceiros? Tá bom! E a extrema direita do Congresso, universo dos bolsonaros e o que temos de pior na política brasileira, tipo Magno Malta, espera pela hora da chegada de um improvável butim.
Esse pode ser um novo samba do crioulo doido!
Nenhum comentário:
Postar um comentário