20 de novembro de 2025

Será a Polícia Federal um perigo?


Essa pergunta e título do artigo que você vai ler agora tem resposta simples: depende!

No plano legal ela é uma instituição policial brasileira subordinada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, com a missão de atuar como polícia judiciária da União. Sendo assim, investiga os crimes federais e infrações cometidas contra bens e serviços da Federação. Dentre o que ela deve combater estão tráfico de drogas, contrabando, corrupção e crimes contra o meio ambiente, além de exercer controle sobre as fronterias, portos, aeroportos e os chamados "crimes do colarinho branco". E esses não moram nas favelas...

Vou contar uma história: logo que houve o golpe de Estado de 1964 uma das primeiras providências dos militares golpistas foi instrumentalizar a PF, fazendo dela braço armado do regime político-militar. Os federais caçavam comunistas e assemelhados pelo País todo. Eu mesmo, jornalista com atuação em esporte - o que era muito apropriado - passei uma noite inteira sentado num banco da sede da Federal em Vitória, quando esta ficava próxima ao bairro de Jucutuquara, "para aprender a não ser folgado". Havia sido acusado de comunista... Só que não havia como me enquadrarem na Lei de Segurança Nacional. Mas, com o fim da ditadura essa força voltou a exercer suas atribuições constitucionais sem desvios outros.

No governo passado o hoje ex-presidente condenado tentou fazer com que a Federal voltasse a ser órgão a serviço de seus interesses e não mais subordinada aos do Estado. Não conseguiu porque o golpe deu errado, mas deixou filhotes espúrios espalhados por todos os lugares, muitos dos quais hoje têm parlamentares no Poder Executivo, outros no Legislativo ou até mesmo estão encastelados no Judiciário. Então, como a instituição ataca os "crimes de colarinho branco" no âmbito federal, isso incomoda não aos criminosos dos complexos da Penha e do Alemão, mas aos situados no alto escalão chamado agora de Faria Lima e alvos da Operaçao Carbono 14. Eles têm muito poder e bem mais coisas a esconder...

Fácil entender, não?

A prisão dos diretores do Banco Master e a intervenção no BRB de Brasília, ambas levadas a cabo pela Federal, tirou o meu sono? Não. Tirou o seu? Não. Mas está tirando o de diversos políticos de Brasília, muito provavelmente o do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o de Cláudio Castro, do Rio de Janeiro e o restante desse grupo pouco afeito a respeitar as leis em vigor. Então e por isso as primeiras versões da atuação desastrada do texto legal do Congresso sobre a extrema direita política brasileira tentaram atingir a autonomia da PF buscando fazer com que ela tivesse sua atuação subordinada a governadores (alguns). O então que sua verba de atuação fosse grandemente diminuída e destinada também aos Estados. Ou seja, aos governadores comprometidos.

O Projeto de Lei Antifacção que vem sendo elaborado pelo fascista Guilherme Derrite et caterva para enfraquecer o combate ao crime organizado quer que os brasileiros mais alienados continuem torcendo para que os pobres sejam massacrados nas favelas ao mesmo tempo em que, no andar de cima, os desvios de dinheiro floresçam na mesma medida do fornecimento de drogas e armas pesadas para os andares de baixo porque eles alimentam a criminalidade e justificam as ações espetaculosas, pirotécnicas das polícias civis e militares a serviço dos governantes de extrema direita que vivem desses expedientes. Entendam, leitores: armas pesadas e drogas não são fabricadas nas favelas. Elas apenas vão para os "soldados" do crime que as usam para a distribuição dessas substâncias no varejo.

A extrema direita política brasileira aposta tudo nas eleições do ano que vem. Se perder vai ficar sem rumo e começar a minguar, como aconteceu durante a última ditadura militar. Caso vença, vai lançar seus tentáculos sobre a sociedade e fazer com que órgãos como a PF voltem a ser uma polícia política a serviço do regime, ainda que ele seja civil. Entendeu porque a Polícia Federal dos tempos atuais ou modernos é um perigo? Lute contra isso e não se deixe manipular como se fosse um simples boneco de trapos. 

 

Nenhum comentário: