22 de agosto de 2007

Atenção: fraudes na Internet.


Circula pela Internet e-mail falso da Receita Federal, solicitando ao incauto que abra links para corrigir supostos erros em sua Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física. É coisa parecida com o exemplo aí ao lado, retirado de site que alerta sobre essas práticas criminosas. Delete isso. Nunca abra esses e-mails.

Recebi um deles hoje pela manhã e enviei e-mail para a Ouvidoria da Receita Federal denunciando o fato. Dela recebi essa resposta:

A Receita Federal está alertando as pessoas para que não abram, nem respondam mensagens que chegam em suas caixas eletrônicas em nome do órgão. A Receita informa que não envia e-mails sem autorização do contribuinte. Mensagens falsas, enviadas em nome da Receita Federal, continuam a circular na Internet. Quadrilhas especializadas em crimes pela internet estão tentando obter ilegalmente informações fiscais, bancárias e cadastrais dos contribuintes. As mensagens iludem o cidadão-contribuinte com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e FALSAS, que usam o nome e timbre da Receita Federal, informando, por exemplo, que "o CPF deste está cancelado ou pendente de regularização", solicitando o "recadastramento do IRPF", "afirmando que a declaração de Imposto de Renda possui erros e deve ser enviada uma declaração retificadora" etc. Em seguida estimulam o contribuinte a responder questionamentos ou instalam programas nos computadores utilizados, que assim, acabam por repassar, a estes fraudadores, dados pessoais e fiscais. Lembre-se que a regularização cadastral do CPF pode ser feita de duas maneiras: para aqueles que são isentos, de dezembro a julho nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou dos Correios; ou ainda, no período de entrega da Declaração Anual de Isento-DAI de setembro até novembro. Para aqueles obrigados a entregar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda (DIRPF), a regularização cadastral do CPF ocorre com a entrega da declaração do último exercício. Veja como proceder perante estas mensagens: 1. não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário; 2. não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da SRF, ou mensagens como "clique aqui", pois não se referem à Receita Federal; e 3. excluir imediatamente a mensagem. Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, os contribuintes podem procurar as unidades da Receita ou acessar a página na internet (www.receita.fazenda.gov.br). Também sugerimos o encaminhamento desse tipo de mensagens, consideradas fraudulentas, para os endereços mail-abuse@cert.br, do CERT (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), ligado ao CGI.br, e crime.internet@dpf.gov.br, da Polícia Federal.

Nenhum comentário: