14 de novembro de 2007

PQC chega a cafés capixabas


Três blends do Café Meridiano, empresa de Colatina, interior do Espírito Santo e que aposta em alta qualidade de café, já têm selo do Programa de Qualidade do Café (PQC) da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) (imagem ao lado). Um diferencial que distingue a qualidade do produto e assegura, além da pureza, agora também as características que tornam os cafés capixabas como escolhas de excelência.
Depois do processo de certificação, constante do cumprimento de uma série de exigências industriais, auditorias técnicas e análise laboratorial dos blends, saiu a classificação da ABIC para três cafés (veja abaixo) da marca, fato inédito no Espírito Santo. Em breve as embalagens já terão selos de qualidade e especificações técnicas, o que permitirá ao consumidor saber o que está levando para casa, bem como ter meios de comparação com outras marcas.

Segundo a Abic, “uma das finalidades do PQC é informar a qualidade do café que está sendo vendido, além de permitir que o consumidor identifique o tipo de grão utilizado por cada marca e com isso escolher o sabor que mais agrada. O PQC é elo de confiança indústria/consumidores e avança sobre questões básicas para a oferta de produtos melhores. Segue a premissa de que qualidade é a forma principal do consumo de café e o programa significa o comprometimento da empresa com a adoção de padrões de qualidade de matéria-prima, manutenção de sabor e boas práticas de fabricação. O grande diferencial é a melhoria contínua e a briga constante pelo melhor produto com um preço mais justo”.
O PQC ajuda a orientar o setor e a eliminar de a crença de grande parte dos consumidores de que café é tudo igual. Por isso, complementa a ABIC: “a intenção do Programa é aumentar a sensação de sabor que se tem ao tomar café. A estratégia é: consumidor satisfeito consome mais. Como a cultura do cafezinho é muito forte entre os brasileiros, isso faz com que as pessoas se tornem mais suscetíveis às variações do sabor. Mas a queda de qualidade se reflete no consumo interno e o prejuízo é de toda a cadeia de produção”.
Blends certificados, com classificação segundo a ABIC
Café Meridiano Tradicional: Selo Tradicional: é o café do dia-a-dia. Qualidade recomendável com custo acessível.
Café Meridiano Classic: Selo Superior: é o café com qualidade boa e maior valor agregado.
Café Meridiano Espresso em Grãos: Selo Gourmet: é o café de alta qualidade, excelente e exclusivo. Mais valor e prazer em cada xícara.

Nenhum comentário: