30 de julho de 2008

A execução do soldado Slovik


O presidente dos Estados Unidos, George Bush, autorizou a execução do soldado Ronald A. Gray, acusado de quatro assassinatos e oito estupros num intervalo de oito meses nos anos 1980. Militares só podem ser executados nos EUA com autorização presidencial. As notícias relativas ao assunto falam que essa será a primeira execução em meio século.

Pois vamos à outra: no final da II Guerra Mundial, um soldado americano, Eddie Slovik, entrou em pânico durante um combate e fugiu da batalha. Conseguiu reunir coragem e se apresentou aos superiores, dois ou três dias após. Acusado de alta traição, de deserção, foi julgado e condenado à mote. Acabou sendo o único soldado dos Estados Unidos morto por seus parceiros durante o conflito, diante de um pelotão de fuzilamento formado por chocados, transtornados companheiros seus.

O general George Smith Patton Jr., um psicopata de alta patente que já havia esbofeteado outro soldado num hospital de campanha ao saber que ele estava internado "por causa dos nervos", pediu a morte do jovem porque, caso contrário, "eu nunca mais teria como olhar para os olhos de um soldado corajoso". Slovik, filho de imigrantes russos - eis seu verdadeiro crime - havia sido batedor de carteiras em Nova Iorque e tido algumas passagens pela prisão. Quem quiser conhecer melhor a história da barbaridade que ele sofreu em fins de 1944 pode ver o filme "A Execução do Soldado Slovik (The Execution of Private Slovik, EUA, 1974)", cujo cartaz ilustra esse texto. Trata-se de uma obra feita com honestidade.

18 comentários:

Anônimo disse...

Vi o filme na TV na década de 1974 e gostei. Excelente! É o que podemos chamar de um clássico do cinema moderno.Leva-nos as lágrimas, mexe com o nosso emocional.

Anônimo disse...

oVi o filme na TV na década de 1970 e gostei. Excelente! É o que podemos chamar de um clássico do cinema moderno.Leva-nos as lágrimas, mexe com o nosso emocional.

Unknown disse...

um dos filmes mai emicionate que vi
gostaria muito de poder ver de novo
onde posso comprar.

Anônimo disse...

Gostaria de saber como faço para adquirir esse filme. Já pesquisei mas não consigo encontrá-lo para comprar nem para locar.
Ronaldo - Mogi das Cruzes - SP

Anônimo disse...

-Tudo que escrevi perdi ontem eu Slovik hoje eu Klovis depois dou detalhes .

Anônimo disse...

Perdi tudo que escrevi depois torno a escrever eu ontem Slovik eu hoje Klovis renascido em 14/05/1956.

Anônimo disse...

oi faz um bom tempo que procuro esse filme, o meu amigo ganhou esse nome depois que seu pai assistiu ao filme desde que descobriu a origem do seu nome ele tem tentado localizar o filme se vc puder me indicar onde localizar o filme?!?
danribeiro9@hotmail.com

Unknown disse...

o filme até achei, mais em ingles... eita...
rs
também já assisti no coujão da globo quando tinha 10 anos, amei, de verdade, uns dos melhores filmes que já assisti, me marco, me fez chorar muito e eu quero assistir de novo!

rosemary da silva disse...

Vi esse filme e compreedi com são os
homens que fazem as guerras.
Me lembrei de Glória feita com Sangue
que mostra outra aberração praticada
pelos grandes estrategistas.
Não quero rever nenhum dos dois,mesmo
sendo excelentes.Não quero lembrar
que sou humana.

Reinaldo V. Theodoro disse...

O nome do "psicopata de alta patente" era George Smith Patton Junior, que nem sequer era comandante do soldado em questão.
Mais de 21.000 soldados americanos foram sentenciados por deserção na 2ª Guerra Mundial, incluindo 49 sentenças de morte, quase todas comutadas. Slovik acabou sendo o único soldado dos Estados Unidos fuzilado por deserção por uma série de circunstâncias infelizes (e ser filho de imigrantes russos não foi uma delas). Já que você acha o filme uma "obra feita com honestidade", preste mais atenção nele antes de escrever essa resenha.

Álvaro José Silva disse...

Reinaldo;
obrigado por ter chamado minha atenção. O nome do Patton foi corrigido. Quantos aos conceitos, são meus. Eu os mantenho.Abs.Álvaro

Daniel Slon disse...

Olá pessoal! Eu comprei o VHS desse filme com closed captions. Extraí todas as falas em inglês, traduzi para o português. E uma conhecida minha transformou as falas em legenda. Estou na fase da correção das legendas (sincronização) e acho que daqui a uns 10 dias terei a legenda pronta.
Assim que ela estiver pronta, vou inseri-la no arquivo do filme e disponibilizar o filme já legendado no Megaupload.
Assim que estiver tudo pronto eu deixarei o link do Megaupload neste blog.
Abraços,
Daniel

Daniel Slon disse...

Olá pessoal, já inseri a legenda que traduzi e minha amiga criou no filme: A execução do soldado Slovik. Portanto tenho o filme legendado. Há alguns pequenos problemas no filme em si: a imagem quando há movimentos fica não sequenciada e há trechos sem sincronização dos lábios e o áudio. Mas a despeito desses pequenos defeitos, dá para se ver o filme legendado perfeitamente.
Se alguém tiver interesse, posso fazer uma cópia e envio-a sem problema. Eu não trabalho com isso, sou apenas um colecionador. Cobrarei o envio por carta registrada e a mídia. Se alguém tiver interesse, comunique-se comigo através do meu e-mail:
danielslon@uol.com.br
Abs

GILDEMAR disse...

Por favor como consigo uma cópia deste filme. Obrigado

Gildemar
gildemarresano@hotmail.com

GILDEMAR disse...

Por favor, como consigo uma cópia deste filme. Obrigado

Gildemar
gildemarresano@hotmail.com

Fábio Murilo disse...

Quem faz a guerra não vai prá ela.

http://apoesiaestamorrendo.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Simplesmente uma covardia...

Anônimo disse...

Simplesmente uma covardia...