27 de outubro de 2011

O masculino de mulher pública


A demissão do ministro do Esporte, Orlando Silva, o sexto a dar adeus ao governo Dilma Roussef, mostra que o Brasil sofre com algumas aberrações políticas inacreditáveis. A primeira delas é a influência do ex-presidente Lula, um governante leniente, capaz de fazer qualquer acordo, além de pusilânime, a ponto de não apenas manter auxiliares corruptos em seu governo, mas também de impor vários deles à sua sucessora. É o criador no controle sobre a criatura.
O segundo e talvez o mais grave (mas a lista não se encerra nele), é a divisão de poder imposta ao governo pelos diversos partidos políticos que lhe dão sustentação. O Ministério do Esporte "pertence" ao PCdoB. Um partido de origem operária, que ainda hoje tem influência sobre jovens (como mostra a foto que ilustra esse texto), mas que também aceitou fazer parte da "vaquinha" de divisão de cargos do poder político brasileiro. Haja vista que a substituição de Silva somente foi conseguida em paz depois que o governo ofereceu a esse partido que ele continuasse com o mesmo ministério. Em suma, nomeia o próximo ministro.
Assim as coisas se dão no Brasil. Agora mesmo tramita no Congresso Nacional um Projeto de Lei que pretende aumentar o total da verba parlamentar, dinheiro público que o político recebe para distribuir a seu bel prazer, a partir do ano que vem. De um ano eleitoral.
O que acontece no plano federal se repete nos estaduais e municipais. As câmaras de vereadores inflam e os deputados querem a cada dia uma parcela maior de participação no poder político nos Estados, sobretudo para nomear afilhados e apaniguados a fim de manter currais eleitorais para se garantirem nas próximas eleições. Seria mais digno fazer isso mostrando trabalho. Mas eles preferem o método mais fácil. Tornam atual a frase cunhada um dia: no Brasil, homem público é o masculino de mulher pública.

Um comentário:

Ciça Dourado disse...

Olá gostaria de mais informações sobre seu blog do clube do livro, está atualizado, como funciona, gostaria muito de participar.

Obrigada.