4 de novembro de 2011

Trate-se no SUS, Lula!


Em diversas ocasiões o ex-presidente Lula deu declarações estapafúrdias sobre o Sistema Único de Saúde - SUS (ou seria melhor dizer também sobre o SUS) - e agora essas manifestações intempestivas se voltam contra ele. Enquanto muitas pessoas se apressam em ocupar lugar na mídia para defendê-lo ou defender sua importância no cenário político nacional, incontáveis outras se recordam das loas a um famigerado atendimento destinado a quem não pode ser cliente particular de médico ou pagar plano de saúde.
Uma das declarações mais lembradas e agora postada em forma de filmete no Youtube, mostra o ex-presidente elogiando uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do SUS e completando ao dizer que ela é tão boa que dá vontade de ficar doente.
O Hospital Sírio Libanês, onde ele iniciou seu tratamento contra o câncer de laringe (foto) é uma das unidades de referência médica brasileiras. Mas utilizá-lo está acima da capacidade da esmagadora maioria dos brasileiros. Tenho um amigo que precisou fazer uma complicada cirurgia de câncer e, para não morrer, escolheu-o. Ao tratar tudo com o médico e quase cair de costas ao saber quanto custaria, perguntou: "O senhor tem Unimed?" Ao que ouviu como resposta: "Nem sei o que é isso!". Precisou vender bens para pagar o tratamento e salvar a vida. Mas ele os tinha para vender. Com quantos isso ocorre?
É muito fácil ser boquirroto com dinheiro público. Esse mesmo dinheiro que deveria ser usado para custeio da saúde pública - e da educação também - em vez de para demagogia barata. Não há dinheiro? Há, sim. Basta reduzir a máquina do Estado, inflada que está para atender à companheirada ou a interesses poucos claros da classe politica que apoia os governos.
É maldade, sei, mas cabe a pergunta de milhões de brasileiros ao ex-presidente. Todos querem saber o motivo que o leva a não fazer tratamento naquela UPA que tanto o impressionou.

Nenhum comentário: