3 de fevereiro de 2023

O samba do Brancaleone doido


Os últimos dias vividos pelo Brasil são mistura do "Samba do Crioulo Doido" com "O Incrível Exército de Brancaleone", de Vittorio Gassman  (vejam seu cartaz). A primeira, música que todos nós já ouvimos e cantamos, é um primor para explicar nosso país meio louco. A segunda é um filme maravilhoso que fala dos delírios malucos de quem quer o poder a qualquer preço em movimentos que sempre terminam mal. O filme foi lançado durante a ditadura militar e exibido sem censura porque os sensores tinham (como ainda têm...) QI de ameba. Tanto a música quanto o filme parecem inspirar o ex-presidente da República fugido nos Estados Unidos, o senador Marco do Val, o ex-deputado Daniel Silveira, o também senador Flávio Bolsonaro e mais a imensa trupe de pobres de espírito e bandidos que formam nossa extrema direita.

Estranho, mas o senador do Val, figura obscura e que desfila cheio de broches da Swat dos Estados Unidos imagina ter encontrado um meio de ser protagonista de alguma coisa. Deu entrevista a Veja (matéria escrita por um repórter que era seu assessor no Senado) denunciando um plano de golpe de Estado por parte do ex-presidente, depois disse que não é bem assim, depois mudou mais um pouco e agora, em entrevista à CNN Brasil falou que vai pedir o afastamento do ministro Alexandre de Moraes da relatoria do inquérito sobre os atos antidemocráticos e sobretudo o 08 de janeiro. Um plano tosco, denunciado pelo jornalista Otávio Guedes e chamado pelo ministro Moraes ironicamente de "genial".

Nossos doidos são mais perigosos do que os soldados e comandantes do "Brancaleone". O enredo deles bate de 10 a 0 na letra do "Samba do Crioulo Doido". E mostra como um presidente maluco pode gerar insanidade por todo o país. Tanto que em Brasília um extremista de direita fanático gritou a plenos pulmões um "morte ao Xandão" e em seguida se imolou ateando fogo ao corpo. Recentemente, num supermercado, ao ouvir um "feliz 2023", uma certa senhora enlouqueceu e começou a gritar que 2023 vai ser o fim do Brasil porque estamos sendo governados por ladrões. E atacou as forças mal armadas.

Somos, depois de quatro anos de governo genocida e focado em fake news propagadas pelas redes sociais, um país de gente mentalmente doente. Não todos, claro, nem muito menos a maioria. Mas essa minoria que vive num outro mundo é capaz de tanto mal que às vezes se volta contra seu próprio corpo. Ou então grita aos quatro ventos que os extraterrestres vão nos salvar um dia desses. Quando sem outro assunto, podem encontrar a calma rezando para pneus colocados em frente a quarteis.  

São alucinados sem causa e isso é muito perigoso. Mas alguma coisa me diz que dá e passa.        

Nenhum comentário: