25 de maio de 2010

O país da felicidade


Um estudo sério publicado há não muito tempo mostra que o país mais feliz do mundo é a Dinamarca. Mas como pode ser o mais feliz do mundo um país que cobra de cada um de seus cidadãos imposto de renda que oscila de 50 a 70 por cento?
Essa felicidade deriva primeiro do fato de que não há miséria na Dinamarca. Todos têm trabalho, um horizonte na vida. O estudo é obrigatório e gratuito durante os dez primeiros anos da vida das pessoas e as universidades também. E o sistema médico/hospitalar igualmente não custa um único centavo ao cidadão, que pode escolher médicos especialistas. Até o final da vida. Para completar, todos os dinamarqueses, depois dos 65 anos, recebem uma pensão do Estado. Para sobreviver com dignidade. E ainda o incentivo para continuar trabalhando. Para a saúde mental.
Esse é o verdadeiro - e possível - estado social!
Nós, brasileiros, pagamos cerca de 40 por cento do que ganhamos em impostos. Não temos sistema educacional que preste, o SUS é uma indecência e a aposentadoria dos que são contribuintes da iniciativa privada, idem. Tudo em nosso país se corporifica em impostos. Agora mesmo todo o trecho da BR-101 que corta o Estado do Espírito Santo vai ser privatizado. Custará cerca de R$ 30,00 cruzar menos de 500 quilômetros de Sul a Norte do pequeno Estado. E vamos continuar pagando a CIDE, um imposto para a conservação de estradas.
Que pena, não estamos entre os primeiros em felicidade. Mas resta um consolo: somos campeões mundiais da demagogia. Do Oiapoque ao Chuí, abundam no Brasil aqueles que se esmeram na arte de enganar o próximo, se perpetuar no poder e fazer desse poder uma redoma onde eles possam se esconder das consequências de seus atos. Esse é o Brasil. O da foto é a Dinamarca.

Um comentário:

Anônimo disse...

me chamo elisane estou aqui para pedir ajuda sou separada a 7 més recebo 190 reais de pensão e 134 do bolsa familia no momento estou desempregada,estou fasendo um curso de corte e costura e estou aprendendo muito so que ainda não tenho máquina de costura, já tentei tirar uma a prestação mais não consegui por isso aconselhada por uma amiga fiz uma vaquinha online para ver se consigo ajuda, sei que não vai ser facil assim como sei que aqui não é o lugar correto de pedir ajuda mais mesmo assim estou tentando pois quero muito colocar em prática o que estou aprendendo no curso e trabalhar com dignidade http://www.vakinha.com.br/Vaquinha.aspx?e=21213&pwd= não estou aqui para passar virus e nem sou fake estou aqui para pedir ajuda para e esse pc não é meu é da minha colega do curso obrigado e tenha um bom dia.