27 de agosto de 2010

O gato e quem comeu o rato


Sigilos bancários, sobretudo de pessoas ligadas ao PSDB, adversário histórico do governo Lula, foram violados com o uso da senha de uma servidora da Receita Federal. E o governo tomou uma providência "enérgica": mandou essa mesma Receita Federal investigar o fato.
Mandaram o gato descobrir quem comeu o rato!
Ou nós somos uma democracia no pleno uso desse conceito, ou teremos de admitir que corremos o risco de nos tornarmos uma república sindicalista onde as leis, ou seja, o Estado de Direito, é um mero assessório para ser usado nos momentos em que interessar aos donos do poder. Nos demais, que seja colocado de lado em favor de interesse corporativos.
Todos sabemos que o governo Lula jamais teve um projeto de governo. Teve, tem e terá um projeto de poder. Assim se explica a candidatura Dilma Roussef. Mas o grosso da população não sabe disso. Não tem conhecimento desse fato. E isso sobretudo e principalmente porque milhões temem o prestígio pessoal de Lula. E aí se incluem os meios de Comunicação. Eles têm conhecimento de todos os desmandos, de todos os movimentos de bastidores, da maioria das ilegalidades cometidas nos últimos anos no âmbito do Governo Federal e isso poderia ser explicado didaticamente a todos. Mas eles preferem o silêncio ou a denúncia tênue, esporádica e medrosa do que se passa no Brasil de hoje. Todos os dias a todas as horas.
Dessa forma, uma imensa parcela da população, ignorante e desinformada, continuará sem saber o que se passa em seu país. Nesse Brasil de cerca de 20 milhões de analfabetos e mais cerca de 30 milhões de analfabetos funcionais. Estou falando de qualquer coisa em torno dos 50 milhões de pessoas às quais interessa ao Estado brasileiro que continuem assim. Bem como aos que vivem do Bolsa Família e de benesses diretas e indiretas do poder. Pelo menos até depois das eleições, sejam elas de primeiro, segundo turno ou prorrogação, se for criada.
E até lá o gato vai continuar investigando quem comeu o rato.

Nenhum comentário: