3 de janeiro de 2016

A Saúde no "governo dos pobres" (sic!).

Pacientes se acotovelam em corredor de hospital público
Constituição Federal: seção II da Saúde Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Esse assunto vai do artigo 196 ao 200 de nossa Constituição. Chamada de Carta Magna e à qual todos os governos devem se submeter a qualquer preço, sob quaisquer condições.
Principalmente no "governo dos pobres" (sic!).
Falo sobre isso porque sexta-feira a AS - Agência Nacional de Saúde Suplementar - aumentou ainda mais o rol de tratamentos, próteses, etc., que os planos de saúde são obrigados a oferecer aos seus clientes (?). Ao mesmo tempo, não se toca nos procedimentos que o Estado é obrigado a oferecer ao cidadão sem condições de ter plano de saúde, via SUS - Sistema Único de Saúde. E o oferecido é quase nada.
E esse é o "governo dos pobres" (sic!).
Paralelamente a isso tudo, governadores foram a Brasília pedir (no caso de um governo Federal que não governa, exigir) que os planos de saúde sejam obrigados a ressarcir o SUS toda vez que um cidadão fizer uso do Sistema Único tendo plano de saúde. Ora, esse cidadão paga obrigatoriamente, via contribuição ao INSS, a manutenção do SUS e sua aposentadoria merreca. Se ele paga e os planos de saúde vão ter que pagar também, uma parcela da sociedade vai sustentar o Estado duas vezes. O que não é novidade, pois bitributação é norma nesse País.
E estamos  "governo dos pobres" (sic!).
É claro que um aumento de procedimentos imposto aos planos de saúde aumentarão seu custo. E como o aumento de ganhos do cidadão comum não acompanhará esse crescente de gastos, mais pessoas deixarão de pagar os planos privados. Fazendo com que cresçam ainda mais os escândalos da saúde pública, tipo o que se vê na foto que ilustra esse texto.
E isso é o "governo dos pobres" (sic!).
O governo Federal alega que não tem dinheiro. Claro, roubaram quase tudo! Inflaram o tamanho do Estado para dar vaga a todos os companheiros e apaniguados que formam a base de sustentação de um projeto que está no poder desde 2003 e que não é um projeto de governo e sim de Estado. Para que ele seja mantido, cargos são distribuídos a pessoas que sabidamente vão usa-los para roubos e salários, diretos ou indiretos, crescem a olhos vistos todos os dias, todas as horas. Não pode mesmo sobrar dinheiro para o SUS. Aliás, por que ele se chama Sistema Único de Saúde num País onde o que sustenta boa parte da população nessa área são os planos privados?
Simples: porque estamos  "governo dos pobres" (sic!). 
 

Nenhum comentário: