21 de outubro de 2022

Justiça, por que você se esconde?


Tenho hoje, como milhões de outros brasileiros, a convicção de que a Justiça, sobretudo STF e TSE se esconde. Afora decisões contra o enxame de fake news divulgados pelas brigadas bolsonaristas, nada mais é feito para tentar conter as inúmeras ilegalidades cometidas todos os dias, todas as horas, por ordem do presidente da República na sua decisão de ganhar a eleição de domingo dia 30 de qualquer maneira, a qualquer custo, ainda que seja reduzindo a pó a ordem democrática que ele jamais respeitou.

E não é só ele. A ex-reitora da Universidade Federal de Alagoas, Profa. Ana Dayse denuncia que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, com verba do orçamento secreto, está contratando caravanas de ônibus para saírem de diversos pontos do Nordeste no dia 28 deste mês e fazer peregrinação com os nordestinos que querem visitar a sepultura de Padre Cícero. Só vão voltar dia 02 de novembro, depois das eleições das e quais não participarão. Os nordestinos votam maciçamente em Lula. Desgraçadamente, uma rede de TV chamada Jovem Pan (não seria Jovem Puta?) usa concessão pública para divulgar inverdades de maneira debochada e defendendo só um lado na eleição. Impunemente.

Isso é só a ponta do iceberg. Os aviões da FAB voam todos os dias, todas as horas, fazendo campanha presidencial com as mais variadas figuras a bordo. O Palácio da Alvorada virou comitê de campanha. Dinheiro público jorra todos os dias para a criação de bondades as mais variadas visando angariar votos. Tudo isso, rigorosamente tudo e mais um enxame de outras coisas é ilegal. E onde estão as cortes superiores de Justiça, únicas capazes de deter o desrespeito claro, debochado, às normas legais?

Por que ele não age, mesmo sendo provocado diariamente? Houve uma decisão pelo uso da campanha de Lula de quase duas centenas de inserções de publicidade oficial eleitoral como direito de resposta contra fake news bolsonaristas, mas ontem uma ministra de Justiça Eleitoral reconhecidamente amiga do presidente da Câmara suspendeu sua execução até julgamento do plenário. E isso demora...

Não tenho espaço aqui para enumerar a quantidade de ilegalidades que o presidente da Republica comete todos os dias, o mesmo acontecendo com seu entorno onde pontificam filhos, esposa, apaniguados mais chegados e aproveitadores de todas as espécimes. Todos os dias, todas as horas. A decisão deles é essa: vamos ganhar a eleição passando por cima de tudo, principalmente da Justiça. Porque a honra, a decência, a moral e a vergonha na cara, isso nós já deixamos pelo caminho. 

E repito a pergunta porque vejo a balança que representa o poder judicial pendendo mais para um lado do que para o outro: Justiça, por que você se esconde?             

Um comentário:

Anônimo disse...

Sinceramente! Não me lembro de outra temporada como a que estamos vivendo!
Você descreve muito bem tudo que estamos assistindo. Sem nada poder fazer, a não votar com responsabilidade e compromisso com o futuro do País.