Era 1986 e o Brasil, encerrada no ano anterior a ditadura militar que infelicitou o país durante 21 anos, reatava relações diplomáticas com Cuba, rompidas desde 1964. O presidente Fidel Castro nomeou para o cargo de embaixador em Brasília seu melhor diplomata da época, Isidoro Octavia Marmierca Peoli, que havia sido ministro das relações exteriores cubano. Explicou a ele que a situação no país sul-americano era muito instável, pediu que o nomeado tivesse todo tato do mundo, se abstivesse de declarações públicas e completou: "Comporte-se como uma freira!".
Hoje, passados 38 anos desses fatos, as hienas que Castro temia continuam a postos. Conspiram, planejam golpes de Estado como em 08 de janeiro de 2023 e agora mesmo, nesse final de ano, votam e aprovam no Congresso Nacional leis absurdas, caóticas. Hoje pela manhã o general Braga Neto foi preso. Muito bom! Mas isso não quer dizer muita coisa porque a extrema direita canalha vai continuar conspirando. É tudo o que fazem porque é tudo o que sabem fazer. Para eles essa é uma questão de sobrevivência. E enquanto isso acontece, o que ocorre com o PT, partido do presidente da República? Alimenta a hienas!
Só nos últimos tempos o partido do presidente fez uma festa e tanto! Cinco ministros de Lula colocaram suas mulheres nos tribunas de contas estaduais - cabides de emprego vitalício para todo tipo de picareta do Brasil - com salários gordos: Rui Costa (Casa Civil), Renan Filho (Transportes), Waldez Góes (Integração Nacional), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Camilo Santana (Educação). São quase R$ 40 mil que entram nos cofres das famílias todos os meses! E não é apenas isso: em várias outras sinecuras os petistas aparecem com destaque, inclusive em algumas ligadas ao Poder Legislativo. Assim fica fácil os extremistas conspirarem!
Não se pode pedir ao PT, sigla incapaz de fazer autocrítica, que determine a seus membros para agirem como freiras porque seria até mesmo risível. Mas ao menos um mínimo de pundonor - palavra que mamãe adorava! - deve existir. Se é intenção das forças democráticas brasileiras lutarem contra a volta das viúvas da ditadura militar que ainda esperneiam iradas, tem que haver muito cuidado com o exemplo. Da mesma forma que é preciso fazem Gleisi Hoffmann entender que o tipo de socialismo defendido por ela está sepultado nos restos do muro de Berlim. Ainda dá para comprar um pedaço!
Há um país por defender. Eu mesmo convivo dia e noite com hienas disfarçadas no ambiente cultural que frequento e tento ao menos evitar o cheiro ruim exalado por elas. Mas se nós, autores da democracia atual do Brasil, não formos o exemplo para sua manutenção e consolidação, podemos abrir caminho a um retrocesso. Repito: os saudosos da ditadura ainda sonham com sua volta e acampar novamente nas cercanias de quarteis elas aceitam de bom grado. Para eles democracia como a brasileira, é apenas um empecilho aos seus planos e que pode ser eliminado. Afinal, eliminar é com eles mesmo!
3 comentários:
Boas reflexões Álvaro
Evitar o cheiro ruim das hienas. E tem muitas soltas em nosso meio...verdade... faço um esforço hercúleo para conviver sem me exaltar.... resrs
Perfeito. Aqui no ES um deputado petista votou a favor de auxílio alimentação pra si próprio. Seu subsídio é mais de 30 mil. Vergonhoso.
Postar um comentário