9 de outubro de 2023

"Céu de bombas"

Permitam-me iniciar esse artigo com um poema disponibilizado ontem por meu amigo, meu cardiologista e meu confrade de Academia Espírito-santense de Letras (AL), Jorge Elias Neto. O título é "Céu de Bombas":

Por que choras por mim meu pai?

Cumpri com o que me coube

nessa Gaza de feras.

Em cada criança morta , sacrificada,

um objetivo insano.

Despeço-me do dia

sob flashs e bombas.

Uma fome doentia

molhou teu corpo com meu sangue.

Estrelas dos profetas cruzaram os céus

e pulverizaram os créditos de minha infância.

A ambição de poder comeu meu destino.

Com a força, roubaram-me o sorriso.

Meu pai, nem sei perguntar por quê.

Não tive tempo para me nutrir de ódio.

Pensando bem pai,

que às lágrimas partam.

Transpareças a indignação em teu rosto

nas telas indiferentes do Mundo.

Sobretudo, crê pai,

crê no triunfo do olhar de tua filha,

fosco de morte,

 voltado para esse lindo céu,

reluzente de bombas,

nessa noite de domingo de fúria.

Esse poema, feito ontem, é um lembrete. Jorge Elias, o poeta, ficou traumatizado em ver um pai sair de escombros da casa onde morava com o cadáver da filha nos braços. Estavam em Gaza (vejam-na na foto) e isso não aconteceu no ultimo sábado, ontem ou hoje, segunda-feira. É fato passado e se refere a um dos massacres covardes de palestinos perpetrados pelo terrorista Estado de Israel.

Em tempo: foi insano, desumano e sobretudo totalmente despido de inteligência emocional o ataque do Hamas a civis de Israel. Quando faz isso o grupo paramilitar acantonado em Gaza joga uma pá de terra no apoio internacional que sua causa poderia ter ao menos na maior parte das nações, sobretudo as ocidentais.

Mas isso não vai apagar o fato de que Israel, em sua política expansionista, segregacionista e covarde luta para tirar os palestinos de sobre a face da terra. Estou falando de todos os judeus e de todos os moradores de Israel? Não. Apenas do extremismo de direita que hoje ocupa o governo daquele país e tenta até mesmo golpear a Justiça para que um primeiro ministro corrupto se livre das penas por seus crimes.

É preciso que as consciências das pessoas e das nações julguem os horrores perpetrados por israelenses desde o início da historia daquele país até hoje. Antes que os palestinos sejam totalmente exterminados. E antes que a extrema direita judaica se lembre de que só escapou do extermínio nazista porque nasceu ou se se tornou adulta bem depois daquele tempo (não consigo entender como um judeu pode ser fascista!).

O Hamas é uma criação de Israel. Quem, planta, colhe!                               

Nenhum comentário: