20 de setembro de 2023

Sim, o Brasil voltou!

Só mesmo fanáticos, pessoas desconectadas da realidade não conseguem ver que o Brasil de hoje é totalmente diferente do deixado no primeiro dia de janeiro último pelo ex-presidente que ocupou o poder por quatro anos sonhando com um golpe de Estado. A passagem do presidente Lula por Nova Iorque e seu discurso de ontem na ONU (foto) são provas de que nosso país está reinserido no contexto internacional, faz parte de um esforço globalizado de integração mundial, luta pela democracia e preservação do meio ambiente. Não é pouco!

Sim, o Brasil voltou!

Quer a gente faça objeções ao presidente Lula, por exemplo para dizer acertadamente que ele às vezes mete os pés pelas mãos em improvisos, quer queiramos afirmar que seu apoio a governos como os de Cuba e Venezuela representam erros, o que não é verdade, acaba sendo inevitável aceitar que seu esforço em prol da defesa do Brasil é meritório. Apoio incondicional a Lula somente setores mais radicais do PT fazem. Mas apoiar sua determinação de dar protagonismo ao nosso país no concerto das nações e promover o desenvolvimento dos mais diversos setores através de sua luta diária não pode ser evitado.

Continuamos hoje a ser alvos de ações de fake news inimagináveis. Até gente inteligente e supostamente bem informada é capaz de crer que em Nova Deli o presidente furtou três canetas que estavam na mesa dos trabalhos e as colocou na bolsa de sua esposa Janja. Tratava-se de lápis e um bloco de anotações dados de presente pelo governo indiano a todos os participantes do encontro. Da cimeira, como também se diz. Da mesma forma a extrema direita se concentra em custos de hospedagens, de viagens e outros para atacar as ações da presidência. Em viagens internacionais, sobretudo para ações de governo, a hospedagem do chefe de Estado é feita obrigatoriamente onde há facilidade de segurança. Agora mesmo, em Nova Iorque, Lula está em um hotel junto com mais 12 chefes de Estado, inclusive o presidente do Irã. Claro que a segurança é máxima e a concentração das pessoas, obrigatória.

O Brasil hoje ocupa a presidência do Mercosul, do G20 e G77. É muita coisa, mas nós todos ganhamos com isso. No discurso na ONU Lula foi interrompido sete vezes com palmas, o que é importante e inédito no nosso caso. Ele ganhou o direito de errar de vez em quando, mas não deve abusar. Depois de tirar um sociopata da presidência, pode escorregar um pouco. Estamos no bom caminho e agora basta deixarem o homem em paz, apenas alertando-o todas as vezes em que passar dos limites, sobretudo na fala. 

Porque o Brasil voltou!
    

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, Álvaro!

Anônimo disse...

Penso assim como o texto ressalta. Não sou nenhum radical, mas tenho que admitir que o nosso presidente dá algumas escorregadas, porém temos que admitir que o Brasil está em mãos mais responsáveis e seguras.