São muitas as pessoas que escrevem sobre o risco de o ex-presidente Jair Bolsonaro fugir da casa onde mora e se encontra em prisão domiciliar para se refugiar em alguma embaixada como, por exemplo, a dos Estados Unidos (foto). Com Donald Trump na presidência daquele país esse seria o endereço ideal para o réu às vesperas de julgamento pelo Supremo Tribunal Federal. Afinal, do Condomínio Solar de Brasília, no Jardim Botânico, até a embaixada dos EUA, no setor de Embaixadas Sul 801, ASA Sul, são dez minutos de carro. E não há à vista de ninguém vigilância alguma, ostensiva ou não, sobre o quase presidiário.
Seria isso um risco calculado? Há algum esquema que a gente desconhece capaz de surpreender uma possível tentativa de obter refúgio em embaixada por parte desse sujeito? De hoje até 02 de setembro, dia do início do julgamento dos réus do Grupo Crucial da tentativa de golpe de Estado de 08 de janeiro de 2023 faltam apenas 08 dias. Para quem quer fugir ao julgamento e à responsabilidade por seus crimes a hora é agora! É esta!
Bolsonaro é uma figura tosca. Desprovido de cultura geral, grosseiro, raso em praticamente todas as questões, tem também traços de sociopatia segundo muitos psicólogos que o avaliam em todas as suas intervenções. Mas, por incrível que pareça, possui um capital político muito grande. Já foi maior, mas ainda assim é representado por um imenso contingente e brasileiros indigentes em conhecimentos gerais ou então politicamente reacionários. Os que cultivam pneus, colocam celulares na cabeça para falar com extra terrestres, desfilam como militares em frente a quartéis e produzem muitas outras bizarrices.
Talvez por tudo isso e quem sabe por lembranças saudosas de um 07 de setembro, quando numa fala diante de milhares da pessoas na Avenida Paulista, em São Paulo, garantiu que jamais acataria ordens do STF e citou nominalmente o ministro Alaxandre de Moraes, ele ainda sonhe com a volta ao poder para poder terminar sua obra (sic!). Para isso conta com a ajuda de pessoas absurdamente fascistas como o governador de São Paulo, Tracísio de Freitas. Aliás, sobre esse é preciso admitir que fala uma verdade sempre que declara amor eterno ao ex-presidente: reconhece que sem ele não seria nada hoje. No futuro, quem sabe volte a não ser...
Sábado último, no restaurante de bairro onde fui almoçar, um cidadão de idade avançada sentou-se à minha frente. Na cabeça levava um boné verde e amarelo com dizeres bordados: "Anistia Já". É um slogan que desconhece as leis vigentes no Brasil, mas que ainda assim pode ser ostentado com orgulho por algumas pessoas. Talvez elas sonhem com uma fuga para embaixada (e esse ex gosta delas...) e logo em seguida haja um pedido de salvo conduto dirigido ao governo brasileiro, ele tenha que ser negado e isso gere mais um contencioso internacional envolvendo nosso país. É tudo o que querem...
A questão envolvendo o réu do dia 02 de setembro está agora com a PGR, que se manifestará sobre a prisão preventiva ou não da infecta figura. Talvez tudo fique como está até o julgamento próximo, pois o reú sabidamente tem limitações sérias de saúde física, além da mental. Bolsonaro sabe disso e é provável que essa quase certeza dê a ele um pouco mais de tranquilidade para dormir à noite. Mas também tem consciência de estar a apenas dez minutos de distância de carro da "sucursal" do amigo Donald Trump.
Esse é o risco e o sonho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário