5 de julho de 2013

Os ratos e os hábitos noturnos

Ratinhos saem para se alimentar. No esgoto a comida já era pouca
Os ratos têm hábitos noturnos. Eles só saem para as ruas à luz do dia quando sua população aumenta tanto que a comida disponível se torna insuficiente para alimentar a colônia toda. Os mais comuns, sobretudo em áreas urbanas, são o camundongo, o rato de esgoto e o rato preto. Atualmente os de Brasília estão tendo noites muito ocupadas. Planejam enquanto nos tentam convencer de que pretendem abrir mão de parte de seus privilégios. Digo, refeições.
Não se iludam. Ou a população brasileira continua nas ruas pressionando as diversas instâncias de poder, ou ela luta por reformas institucionais necessárias e urgentes ou os ratos vão continuar falando macio e depois sair às ruas quando a comida diminuir. Então, num País que já tem o Ministério das Tilápias, pode-se criar o das tainhas, galinhas, porcos, etc. Tudo isso vale dinheiro.
A ordem geral nas instâncias de poder é mudar no varejo. E quanto menor for esse varejo, melhor. Alguém já falou em diminuir o número de ministérios, sobretudo aqueles criados para subornar políticos e partidos com dinheiro público? Não, claro que não. A não ser indiretamente o PMDB demonstrou "boa vontade". Abre mão de um dos seus ministérios de aluguel. Para quem ele vai é irrelevante. Contanto continuem sendo 39 no total. e por enquanto...
Em Vitória, no Espírito Santo, luta-se, dentre outras coisas, pelo fim da cobrança de um pedágio cobrado aos que trafegam na chamada Terceira Ponte e que penaliza a todos. De início, os deputados eram todos a favor desse término. Agora já há resistências, dúvidas constitucionais, etc. Alguém pediu vistas à matéria e por trás da mudança de comportamento pode-se notar ratos trafegando à noite pelos esgotos que cercam o Poder Legislativo. Talvez vindos da ponte. A obra já foi paga, pois o pedágio existe há anos. E ela o cobra nos dois sentidos embora na esmagadora maioria dos casos esses pagamentos sejam feitos em sentido único. Afinal quem vai, volta. E essa ponte liga duas cidades de uma região metropolitana. Trabalha-se em uma e vive-se na outra.
A revista Época desta semana listou os cinco maiores pleitos dos brasileiros: combate à corrupção, melhores meios de transporte, educação de qualidade, saúde de Primeiro Mundo e segurança para todos. Os cinco podem ser atendidos, pois temos recursos para tanto.
Fiquemos acordados. A Terceira Ponte de Vitória/Vila Velha é apenas um exemplo de como o que se promete não é cumprido. Como não há vontade política. Afinal, se romper o contrato é inconstitucional, cabe à Justiça dizer isso. Vamos continuar nas ruas. Vamos pressionar. Não vamos parar. Evitemos apenas atos de provocação, violência, pois eles só favorecem o outro lado. Àqueles que querem continuar a usar jatos executivos da FAB para ver os jogos da Seleção com o meu, o seu, o nosso dinheiro. Aliás, como sempre se acharam no direito de fazer.
Lembrem-se: os ratos têm hábitos noturnos.             

Nenhum comentário: