27 de março de 2016

Quem realmente destrói a democracia

Conversei muito com um amigo ontem, sábado. Ele é funcionário concursado da Petrobras e está, da mesma forma que milhares de outros empregados da estatal, preocupado. Aqui no Espírito Santo as demissões estão acontecendo, inclusive entre os concursados. Setores estão sendo ou vão ser fechados e muita gente terá de aceitar transferências - para Macaé, por exemplo - para fugir ao cepo. "Destruíram a credibilidade da minha empresa - disse ele -. Ninguém mais negocia com a Petrobras. Ninguém mais acredita em que a gente consiga se recuperar. A não ser, claro, com dinheiro do governo. E isso significa dizer com dinheiro do contribuinte brasileiro. Como eu e você".

Eis aí um ataque à democracia. Perpetrado desde 2003 pelos governantes que chegaram ao poder como representantes do PT e promoveram nesse País o mais assalto da história. O butim foi tão grande que uma única Lava Jato não será capaz de mensura-lo com exatidão.
Sigo pelas redes sociais as manifestações daqueles que ainda defendem o governo. Em momento algum tocam na casca da ferida. Apenas divulgam que Aécio Neves foi acusado disso ou daquilo, que Míriam Dutra acusa FHC de ter pago pensão de alimentos com dinheiro de procedência duvidosa. Tenho saudades, como muitos, dos "escândalos" passados. De presidente ao lado de mulher sem calcinha em camarote de desfile de escolas de samba do Rio de Janeiro. Eram coisas de seminaristas rebeldes diante do que acontece agora num Brasil tomados pelas prostitutas do poder.
Há, sim, base legal para o impeachment da presidente Dilma Rousseff, a pior da história brasileira. As chamadas "pedaladas fiscais" foram criminosas e envolveram instituições financeiras públicas. Também há casos comprovados de obstrução da Justiça. E ainda nem se falou do que já há mais do que indícios acumulados, da entrada de dinheiro sujo na campanha presidencial de 2014. Os mantras dos defensores da Rousseff, "não vai ter golpe" e "não passarão" têm apelos paupérrimos. No caso do primeiro, se houver impeachment dentro da lei isso não será golpe. E traçar algum paralelo entre o Brasil de hoje e episódios da Guerra Civil Espanhola é caso de camisa de força.
Os que defendem o roubo, o escárnio e a destruição da economia brasileira, tentando jogar pás de cal sobre o monte de estrume já revelado, esses sim atentam contra a democracia. Além de não reconhecerem que o atual governo patrocinou e patrocina o maior assalto aos bens públicos da história brasileira, ainda tentam abafar os escândalos evocando fatos passados e acusações contra alguns dos que lutam contra o governo. Por que o PT chama Eduardo Cunha de criminoso? Porque ele está do lado de lá. Se estivesse de braços dados com Dilma e Lula seria um anjo injustiçado.
Senhores apoiadores do PT e dos governos que se sucederam desde 2003, os senhores destruíram a Petrobras. Não será necessário mais nada para que esse País amaldiçoe o dia em que vocês se elegeram, tomaram o poder e consideraram o Brasil como um feudo de seus interesses mesquinhos.      

Nenhum comentário: