17 de março de 2024

Até quando, Bolsonaro?


- Até quando, Bolsonaro, abusarás da paciência nossa? Por quanto tempo a tua loucura há de zombar de nós? A que extremos se há de precipitar a tua desenfreada audácia?

Assim mesmo, trazendo para o português a pergunta/denúncia em latim feita por Cícero a Catilina é permitido adequar aos dias de hoje os acontecimentos da Roma antiga. O denunciante havia descoberto que seu inimigo estava querendo dar um golpe através de um complô que previa vários assassinatos de autoridades romanas - cônsules - e um incêndio na cidade. Viram como o caso é próximo de nós? Então ele gritou: "Quosque tandem abutere, Catilina, pacientia nostra?" Corria o ano de 65 a.C. Cicero escreveu então suas célebres "Catilinárias" em resposta àquele que era acusado de trair a confiança do povo. Desde então o termo Catilina, antes apenas o nome do senador, ficou com o significado de temerário, amoral e outros, pela incapacidade para o cargo governativo a que se propunha Lucius Sergius Catilina e que morreria condenado três anos depois e numa rebelião promovida por ele. Esse é um episodio da vida humana que merece ser estudado com mais profundidade por todos os que se interessam em não reescrever a história. 

Mas estou me propondo agora a somente traçar paralelos. Bolsonaro, esse Catilina de triste figura, abusa da paciência de todos. Segundo juristas com os quais conversei, ele só não foi preso ainda porque é preciso que todo o procedimento jurídico seja respeitado, sobretudo com ele tendo amplo poder de defesa. Motivos para a prisão já há aos montes, mas tem que ser preservado o princípio do "devido processo legal" no qual se ancoram as leis. 

Só que nesse meio tempo o ex-presidente continua a conspirar. A atentar contra o Estado Democrático e de Direito. Não perde uma oportunidade sequer de falar em público, de viajar, arrotar valentia e, como fez ontem no Rio de Janeiro, dizer em público que não teme ser julgado, contanto o seja "por juiz isento". E o poder de julgar essa isenção é apenas dele e do gado que muje à sua passagem. Só que isso já ultrapassa a nossa paciência, a capacidade de suportar esse golpista e ditador de aldeia, esse projeto fracassado de chefe de Estado que decidiu não respeitar a Constituição do Brasil. 

Chega! Até quando? O ex-presidente brasileiro tem que ser contido, preso. Tem que passar muitos anos na prisão pagando pelo crime de ter tentado de todas as formas destruir a democracia brasileira tão arduamente construída entre 1964 e 1981 (foto). E é preciso lembrar: ela foi um projeto nosso, dos que hoje estão no poder tentando evitar a volta dele e dos fascistas que mantiveram a ditadura militar brasileira por 21 anos.                

2 comentários:

Anônimo disse...

Até quando teremos que ouvir ou assistir esta triste figura?
Todas as provas estão à disposição dos brasileiros, mas sei que temos que respeitar a lei em seu trâmite do processo.
Como contemos a barbarie recente há de nos ser permitido assistir a derrocada do “Catilina”.

Anônimo disse...

Excelente artigo. Até quando ???