Quando o presidente dos Estados Unidos incentivou suas hordas a invadirem a maior casa legislativa do país para não reconhecer a vitória de Joe Biden ele mostrou a que veio, o que pensa e até onde é capaz de chegar. Hoje, tentando de todas as formas solapar a democracia brasileira deixa claro ser um golpista que pretende usar o poder militar de seu país para subjugar a todos. Até quando vai conseguuir isso impunemente?
Na semana que passou hordas de criminosos montados em seus mandatos parlamentares brasileiros tomaram de assalto a Câmara e o Senado da República para tentar impor ao Pais uma anistia que somente eles aceitam e a prisão, vejam só, do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes que está levando adiante a dura tarefa de processar os vândalos que tentaram um golpe de Estado brasileiro em 08 de janeiro de 2023. Fizeram o diabo e paralisaram o Poder Legislativo por 30 horas. Agora querem não pagar por isso.
Entre 1964 e 1985, só para lembrar aos mais esquecidos, o Brasil viveu uma ditadura militar implantada aqui com apoio decisivo dos Estados Unidos que enviaram até mesmo força naval para nos pressionar a aceitar o golpe contra o então presidente João Goulart. Deu certo porque era época de guerra fria e o discurso de combate ao perigo comunista caia como uma luva nos anseios de então. Hoje não há mais esse discurso, mas mesmo assim o presidente dos EUA quer chefiando o poder no Brasil sua marionete preferida.
Por sorte nossa temos hoje um país de instituições democráticas sólidas e que têm resistido bem a essa pressão toda que começa pela familícia Bolsonaro, terminando na Casa Branca. Mas já é hora de pensar: os Estados Unidos nem sequer nomearam embaixador no Brasil até agora. Não seria o caso de se imaginar se essas relações precisam ou não serem repensadas? Não digo rompidas, mas discutidas pelo Itamarati. E os atos criminosos praticados por deputados federais e senadores tomando de assalto o Congresso não merecem um tratamento mais drástico? Uma suspensão imediata de mandatos? Caso contrário, vira e volta será ameaçado um golpe de Estado por aqui, mesmo de forma mambembe.
Isso não é brincadeira, gente. E quem apoia os atos criminosos de bolsonaristas nos dias atuais está pedindo para que o Brasil seja quintal de nosso vizinho do norte. Não pode e não deve ser assim. Somos soberanos para nos relacionar politicamente com eles e com mais quem quisermos. Sem ingerência externa de espécie nenhuma. Basta lembrar que depois de não conseguir fazer sua sucessora o ex-presidente Joe Biden recolheu-se e não mais deu palpites. Assim funcionam as democracias, mas apenas para os democratas.
A foto que abre esse texto nos revela o tipo de gente que foi colocada no Poder Legislativo Federal para representar os brasileiros. Esse estereótipo de esparadrapo na boca foi inaugurado na década de 1930 por Adolf Hitler quando preso depois de tentar um golpe na Alemanha. "Denunciava" que estavam tentando silenciá-lo para caçar a liberdade do povo daquele país. Todos sabemos o que aconteceu em seguida...
Um comentário:
Corretíssima análise ! (MT)
Postar um comentário